PPP-Projeto Politico Pedagógico


APRESENTAÇÃO

            A proposta pedagógica é um guia metodológico que sistematiza e encaminha a escola a sempre estar em parceria com a comunidade. Precisamos manter esta parceria e juntos buscar soluções para enriquecer e melhorar as práticas pedagógicas da nossa escola desenvolvendo um trabalho de qualidade no processo ensino-aprendizagem. 

JUSTIFICATIVA

            No sentido de melhorar qualitativamente a aprendizagem das crianças em nossa instituição, não medimos esforços para unir forças diante dos obstáculos e dificuldades. Procuramos desenvolver uma educação de qualidade melhor para as nossas crianças que possibilite a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivista, lingüísticos, sociais e culturais, entendendo que ela é um ser completo, total e indivisível.
            Procuramos também incentivar a participação dos pais junto a escola pois, sabemos que uma parceria afinada entre educadores e familiares é o primeiro passo para a construção de uma escola  de educação infantil consciente de seu papel.
            Para uma ação efetiva, a proposta pedagógica deve considerar o conjunto de fatores interagindo na escola e definindo a atuação: As concepções da escola, dos funcionários, da família como também do espaço físico pois, todos os ambientes da escola devem ser pensados para permitir o uso pedagógico e a livre circulação da criança. A mesma precisa de lugares amplos  e pequenos, fechados e abertos, onde possa fazer suas explorações. Porém, estamos em luta constante em prol da ampliação da nossa escola com a construção de mais salas de aula,com o objetivo de oferecer uma melhor comodidade para as crianças pois, a escola deve ser o espaço prazeroso educativo de desenvolvimento e socialização, e é lá que ela inicia todo o processo de escolarização.

OBJETIVOS GERAIS

  • Buscar integrar a família na escola, visando as suas necessidades para que juntos possamos obter bons resultados na aprendizagem do aluno.
  • Proporcionar uma educação que garanta um melhor ensino aprendizagem as crianças de nossa comunidade impulsionando valores que humanizam e preparam para uma vida pautada na justiça e na dignidade.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Ampliar o espaço físico;
  • Reduzir a evasão escolar;
  • Valorizar a leitura como fonte de informação;
  • Aperfeiçoar e desenvolver condições para uma gestão participativa e democrática

DESTINO DA PROPOSTA

Destina-se as crianças de 3 a 5 anos que estão em processo de formação e a todos os envolvidos direta ou indiretamente, professores, funcionários, núcleo gestor, pais e comunidade.

HISTÓRIA DA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA

A proposta foi elaborada por toda a equipe da EMEI Nair Silva e pais, através de estudos, experiências e reflexões, tendo como eixos norteadores o educar e o cuidar, a brincadeira, organização do espaço, a interação e as suas linguagens.

HISTÓRIA DA ESCOLA

A EMEI Professora Nair Silva foi construída e inaugurada no ano de 2002. Na época o terreno foi doado pelo presidente da associação do bairro. O nome da escola homenageia a grande Nair Silva in memorian. Nair foi professora de música, poetisa e ainda realizou vários trabalhos para o engrandecimento para a cidade de Juazeiro do Norte.

CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL DA ESCOLA

            A EMEI Professora Nair Silva, localizada a Rua Jacobina de Sousa, Bairro Frei Damião tem uma estrutura pequena, contando com uma diretoria, duas salas de aula com banheiros adaptados a criança, uma cozinha, um depósito de merenda, um banheiro para adultos, um pátio para recreação, área de serviço, corredores e jardim.
            
CARACTERIZAÇÃO FUNCIONAL DA ESCOLA

A Escola Municipal de Educação Infantil Professora Nair Silva funciona nos dois turnos manhã e tarde. Conta com professores qualificados e concursados, funcionários, núcleo gestor e APC.

RECURSOS HUMANOS

Quadro de funcionários
Quadro de professores
Núcleo gestor
Corpo Discente
Família
Comunidade

RECURSOS FINANCEIROS

Recursos provenientes do PDDE
Recursos advindos da Secretaria de Educação

GASTOS COM O RECURSO DO PDDE

Material pedagógico
Material de limpeza
Material permanente: (mimeógrafo, DVD, micro system e liquidificador).

NOSSOS VALORES

Compromisso
Competência
Responsabilidade
Solidariedade
Respeito pelo ser humano

MISSÃO DA ESCOLA

A escola tem como missão desenvolver na criança seu lado cognitivo, afetivo, físico e psicológico, como também prepara  o aluno para tornar-se um cidadão consciente dos seus direitos e deveres.

VISÃO DO FUTURO

Seremos uma escola comprometida com a qualidade do ensino-aprendizagem e o atendimento eficiente à comunidade.

PRINCÍPIOS

Igualdade
Qualidade
Inovação
Gestão democrática
Ética


FUNDAMENTOS TEÓRICOS

A proposta fundamenta-se na concepção da criança como sujeito social e histórico que possa interagir, brincar, conversar, construir algo junto com outras crianças e adultos, aprendendo a ter uma participação democrática em um grupo e vivenciar situações de um modo lúdico, criativo.
Baseado nesta concepção, a proposta adota os princípios da teoria construtivista do desenvolvimento humano em que o conhecimento é construído pelo sujeito através das interações que se estabelecem no meio físico e social, como também inserir um pouco da teoria tradicional na questão disciplinar para não só construir e desenvolver o sujeito como também discipliná-lo.
Visão de criança – o conhecimento científico hoje disponível autoriza a visão de que desde o nascimento a criança busca atribuir significados às suas experiências e nesse processo volta-se para conhecer o mundo material e social, ampliando gradativamente o campo de sua curiosidade e inquietação, mediada pelas orientações materiais, espaços e tempos que organizam as situações de aprendizagens e pelas explicações e significados a que ela tem acesso. Nessas condições ela experimenta, observa, questiona, constrói sentidos sobre o mundo e suas identidades pessoais e coletivas, produzindo cultura.
Currículo – é concebido como conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, cientifica e tecnológico. Tais práticas são efetivadas por meio de relações sociais que as crianças desde bem pequenas estabelecem com os professores e outras crianças.
             

ESTRUTURA, ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL

            A Unidade de Educação Infantil(instalações, uso dos espaços, organização do tempo, critérios para o agrupamento das crianças, relações com as  famílias e comunidades, etc.)
            O cotidiano do trabalho pedagógico( princípios e diretrizes metodológicas eixo que organizam o trabalho pedagógico , organização do cotidiano, mecanismos de avaliação do trabalho, etc.)
            Segundo o Referencial Nacional para a Educação Infantil os trabalhos a serem desenvolvidos estão agrupados nos seguintes âmbitos de experiências:
            -Formação pessoal / social
            -Conhecimento do mundo
            Ao que se refere a formação pessoal e social deve-se favorecer, prioritariamente os processos de construção da identidade e da autonomia da criança.
a)Compreender o significado da autonomia como desenvolvimento de uma consciência moral, intelectual e social.
b)Promover a conscientização de que o processo de adaptação é sustentado pelo tripé criança – família – comunidade educador.
c)Compreender a importância da brincadeira na infância, dando ênfase aos aspectos sociais, cognitivos e afetivos.
            No tocante ao eixo de trabalho no âmbito do conhecimento do mundo deve-se prioritariamente inserir no currículo da educação infantil:
a)Movimento;
b)Músicas;
c)Artes visuais;
d)Linguagem oral e escrita;
e)Natureza e sociedade;
f)Matemática.

Movimento

a)Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
b)Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se na brincadeira e nas demais situações de interação.
c)Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc. desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras.


Musica

a)Brincar com a música, imitar, inventar e se produzir criações musicais;
b)Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
c)Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros seu conhecimento do mundo.
d)Perceber e expressar sentimentos e pensamentos por meio de improvisação, composição musical.

Artes visuais

            A prática da aprendizagem em arte garantida oportunidade para que as crianças sejam capazes de:
a)Ampliar o conhecimento do mundo que possuem manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística.
b)Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar sua possibilidade de expressão e comunicação;
c)Interessar-se pelas próprias produções,  de outras crianças e pelas diversas obras artísticas( regionais ou internacionais) com as quais entre em contato, ampliando seu conhecimento  de mundo e cultura;
d)Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção desenvolvendo o gosto, o cuidado e respeito pelo processo de produção e criação.


Linguagem oral e escrita

            A prática pedagógica será organizada de forma a promover as seguintes capacidades na criança:
a)Participar de várias situações de comunicação oral para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivencias;
b)Interessar-se pela leitura de histórias;
c)Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio de participação em situações nas quais ela se faz necessária  e de contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc.
d)Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivencias, ouvir de outras pessoas, elaborar e responder perguntas;
e)Familiarizar-se com a escrita por meio de manuseios de livros, revistas e outros portadores de textos  e de vivencia das diversas situações nas quais seu uso se faça necessária.
f)Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
g)Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
h)Reconhecer seu nome escrito, sabendo identifica-lo diversas situações do cotidiano;
i)Escolher livros para ler e apreciar;
j)Envolver-se em práticas de leituras nas chamadas roda de leitura, contação de histórias, leitura de livros, sistema de mala de leitura, casinhas de leitura, mostra literária, brincadeiras de livros, confecção própria de livros e histórias infantis proporcionando o pensar, o agir, a fala e a expressão.

Natureza e Sociedade

            A ação educativa será organizada  para que as crianças no final da pré-escola tenham desenvolvido as dez capacidades:
a)Explorar o ambiente para que possa se relacionar com as pessoas, estabelecer contato  com pequenos animais com as pessoas diversas, manifestando curiosidade e interesse;
b)Interessar-se e mostrar curiosidade pelo mundo social e natural formulando perguntas, imaginando soluções para compreende-las, informações e confrontando idéias;
c)Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico do seu grupo social e de outros grupos;
d)Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida humana.

Matemática

            A abordagem da matemática na educação infantil tem como finalidade proporcionar oportunidades para que as crianças desenvolvam a capacidade de:
a)Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, temporais, grandeza, Geometria, etc.;
b)Reconhecer e valorizar os números, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
c)Comunicar idéias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativas  a quantidade, espaço físico e medida utilizando a linguagem oral e linguagem matemática;
d)Ter confiança  em sua própria estratégia e na sua capacidade  para lidar com situações matemáticas novas,utilizando seus conhecimentos prévios;                                       e)Ter noções de tempo(hora, dia,semana, mês e ano).

TEMAS TRANSVERSAIS

a)Meio ambiente
b)Higiene/saúde – Epidemias locais(dengue, leishmaniose, verminose, hanseníase, etc.)
c)Pluralidade cultural;
d)Ética;
e)Trabalho ecumênico


METAS

  • Capacitar 100% do Núcleo Gestor e funcionários da escola;
  • Ampliar 80% da estrutura física da escola;
  • Oferecer 100% de vagas para as crianças em idade escolar;
  • Estimular 90% dos pais para o acompanhamento no processo educativo das crianças.

ESTRATÉGIAS

  • Acesso e permanência na escola;
  • Ministrar oficinas educativas para as crianças;
  • Promover articulação entre a gestão e a comunidade;
  • Promover passeios culturais.

CRIANÇAS DE 3 ANOS

            Para as crianças de até 3 anos deverá ser desenvolvido o conteúdo expressividade por meio de brincadeiras ritmadas e de roda, mímicas e gestos, canções de ninar, canto e movimento, pois, estas atividades propiciam o conhecimento do corpo, o desenvolvimento da capacidade de expressão e os movimentos inerentes a dança.

CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS

            As crianças maiores de 4 e 5 anos de idade, propõem as danças regionais, cirandas e brincadeiras de rodas e outras atividades, visto que essas atividades possibilitem a realização  de movimentos rítmicos  e expressivos, além da socialização das crianças. Uma das sugestões para se trabalhar com a dança  é a partir da organização de projetos em que as crianças possam aprender a origem e a história da dança, seus passos,a confecção de convites e cartazes, dentre outras atividades.

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

            A literatura infantil deve fazer parte das leituras do professor e ser apreciada por este, uma vez que não seria significativa para a criança a leitura de um texto do qual o professor não gostasse ou não o conhecesse. Portanto, o professor deve sempre estar familiarizado com as histórias que serão trabalhadas na sala de aula e  além disso deve sempre buscar conhecer novas leituras pois, assim estará aumentando seu repertório, criando um leque de possibilidades para realização das contações de histórias e ouvindo histórias, as crianças vivem emoções, descobrindo novas palavras, estabelecem relações com a realidade e têm a oportunidade de se colocar no lugar do outro. É característica natural da criança vivenciar o imaginário, garantindo assim o prazer de ouvir histórias de maneira lúdica.


ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO

            A rotina representa a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático, ou seja, tempo de trabalho educativo realizado com as crianças. Deve envolver os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagem orientadas.
            Considera-se as atividades permanentes entre elas:
a)Brincadeiras nio espaço externo e interno;
b)Roda de conversa;
c)Contação de história;
d)Oficina de desenho, pintura, recorte e colagem;
e)Hora do canto;
f)Hora da higiene(escovação de dentes, cortar unhas, lavar as mãos, banho);
g)Atividades diversificadas;
h)Hora do lanche;
i)Brincadeiras e jogos;
j)Aquisição de conhecimentos;
k)Avaliação diagnóstica  contínua sistemática.

OBSERVAÇÃO, REGISTRO E AVALIAÇÃO FORMATIVA

            A Lei de Diretrizes e Bases da educação sancionada em dezembro de 1996, estabelece na seção II, referente a educação infantil, art. 31 que”... A avaliação far-se-á mediante o acompanhamento e registro de seu desenvolvimento, sem objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental”.
            A avaliação é entendida prioritariamente como um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e ajustar sua prática às necessidades colocadas pelas crianças. Tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar o processo de ensino aprendizagem como um todo.
            Nesse sentido, professores e coordenadores avaliarão durante todo o ano os alunos, identificando o nível da escrita, segundo a concepção de Emilia Ferreiro, dando ênfase aos alunos do infantil V, preparando-os para o ingresso no ensino fundamental.

OS RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS

            Tem presença obrigatória e são cuidadosamente planejados para que sua utilização e ações realizadas atendam as expectativas e anseios da comunidade INTRA e EXTRA-ESCOLAR.

DOS PRÉDIOS, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES

            A adequação do espaço, bem como os equipamentos e instalações fazem parte da lista constante e tornam-se prioridades para que se tornem coerentes com necessidades a realidade da educação infantil.

RECURSOS MATERIAIS

            Os recursos materiais, didático-pedagógicos, utilizados  e pré-escola são adquiridos da seguinte forma:
a)Aquisição do material com recursos da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e Secretaria de Educação;
b)Aquisição do  material através de parcerias e doações.

RECURSOS MATERIAIS, DIDÁTICOS PARA SEREM ADQUIRIDOS COM RECURSOS DA PREFEITURA

            -Livros didáticos e paradidáticos;                                -Tinta guache;
            -Jogos pedagógicos;                                                   -Borrachas;
-DVD;                                                                        -Envelopes;
            -Lapis grafite;                                                             -Tesouras, réguas
            -Massa de modelar;                                                    -Isopor;
            -Papel oficio;                                                              -Cartolinas;
            -Cadernos;                                                                 -Pincel atômico;
            -Cola branca;                                                             -Apontador;
            -Estêncil;                                                                    -Cola para isopor;
            -Álcool para mimeógrafo;                                           -Fantoches.

OS RECURSOS HUMANOS

            Garantia de formação inicial com o mínimo exigido pela LDB – Lei de Diretrizes e Bases No 9.394/96 para os professores da Educação Infantil, modalidade normal.
            Garantia de admissão dos professores por meio de concurso público de prova de conhecimento e de títulos conforme exigência da Constituição Federal de 1988.
            Garantia de órgão executivo que possibilite ao sistema de educação do município de supervisionar, de acompanhar, avaliar o funcionamento de creches e pré-escolas, através de visitas sistemáticas de técnicos para observação e registro, avanços e dificuldades do processo pedagógico.

PARCERIAS COM AS FAMÍLIAS

            O Estatuto da Criança e do Adolescente reafirma em seus termos que a família é a primeira instituição social responsável pela efetivação dos direitos básicos da criança. Na EMEI Nair Silva, abrimos este espaço para que as famílias fiquem  em contato direto com a escola, pois é com essa parceria que iremos juntos garantir um futuro melhor para nossos alunos.

PARCERIAS COM ONGs E ORGs

            A Educação Infantil manterá articulação com outras instâncias que são responsáveis pela construção conjunta de políticas para a infância tais como:
Assistência Social – Secretaria do Trabalho e Ação Social e Conselho Tutelar que atende as famílias das crianças de 0 a 5 anos. Com ações propostas nas áreas do social, da educação e saúde. Essas parcerias que buscam trabalhar as relações afetivas existentes nos núcleos familiares; possibilitar o estímulo e a valorização da capacidade funcional das famílias envolvidas de modo a elevar sua auto-estima, oportunizar a descoberta de seus valores, sua identidade e suas potencialidades.
            Saúde – Secretaria de Saúde PSF(Programa de Saúde Familiar)
            Justiça – Promotoria Pública – Conselho Tutelar
            Policia Militar – PROERD (Programa de Resistência as Drogas e a Violência)

AVALIAÇÃO

A avaliação do projeto político pedagógico é voltada para o processo ensino-aprendizagem buscando um clima escola de harmonia, nas situações problemas, nos projetos no relacionamento professor-aluno e pais e escola. Analisando esses pontos e acompanhando-os de perto, teremos um bom e eficiente resultado, pois só através de um caminho traçado de metas que encontraremos a verdadeira e concreta realização 

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