APRESENTAÇÃO
A
proposta pedagógica é um guia metodológico que sistematiza e encaminha a escola
a sempre estar em parceria com a comunidade. Precisamos manter esta parceria e
juntos buscar soluções para enriquecer e melhorar as práticas pedagógicas da
nossa escola desenvolvendo um trabalho de qualidade no processo
ensino-aprendizagem.
JUSTIFICATIVA
No
sentido de melhorar qualitativamente a aprendizagem das crianças em nossa
instituição, não medimos esforços para unir forças diante dos obstáculos e
dificuldades. Procuramos desenvolver uma educação de qualidade melhor para as
nossas crianças que possibilite a integração entre os aspectos físicos,
emocionais, afetivos, cognitivista, lingüísticos, sociais e culturais,
entendendo que ela é um ser completo, total e indivisível.
Procuramos
também incentivar a participação dos pais junto a escola pois, sabemos que uma
parceria afinada entre educadores e familiares é o primeiro passo para a
construção de uma escola de educação
infantil consciente de seu papel.
Para
uma ação efetiva, a proposta pedagógica deve considerar o conjunto de fatores
interagindo na escola e definindo a atuação: As concepções da escola, dos
funcionários, da família como também do espaço físico pois, todos os ambientes
da escola devem ser pensados para permitir o uso pedagógico e a livre
circulação da criança. A mesma precisa de lugares amplos e pequenos, fechados e abertos, onde possa
fazer suas explorações. Porém, estamos em luta constante em prol da ampliação
da nossa escola com a construção de mais salas de aula,com o objetivo de
oferecer uma melhor comodidade para as crianças pois, a escola deve ser o
espaço prazeroso educativo de desenvolvimento e socialização, e é lá que ela
inicia todo o processo de escolarização.
OBJETIVOS GERAIS
- Buscar integrar a família na escola, visando as suas necessidades para que juntos possamos obter bons resultados na aprendizagem do aluno.
- Proporcionar uma educação que garanta um melhor ensino aprendizagem as crianças de nossa comunidade impulsionando valores que humanizam e preparam para uma vida pautada na justiça e na dignidade.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Ampliar o espaço físico;
- Reduzir a evasão escolar;
- Valorizar a leitura como fonte de informação;
- Aperfeiçoar e desenvolver condições para uma gestão participativa e democrática
DESTINO DA PROPOSTA
Destina-se as
crianças de 3 a 5 anos que estão em processo de formação e a todos os
envolvidos direta ou indiretamente, professores, funcionários, núcleo gestor,
pais e comunidade.
HISTÓRIA DA
ELABORAÇÃO DA PROPOSTA
A proposta foi
elaborada por toda a equipe da EMEI Nair Silva e pais, através de estudos,
experiências e reflexões, tendo como eixos norteadores o educar e o cuidar, a
brincadeira, organização do espaço, a interação e as suas linguagens.
HISTÓRIA DA ESCOLA
A EMEI
Professora Nair Silva foi construída e inaugurada no ano de 2002. Na época o
terreno foi doado pelo presidente da associação do bairro. O nome da escola
homenageia a grande Nair Silva in memorian. Nair foi professora de música,
poetisa e ainda realizou vários trabalhos para o engrandecimento para a cidade
de Juazeiro do Norte.
CARACTERIZAÇÃO
ESTRUTURAL DA ESCOLA
A
EMEI Professora Nair Silva, localizada a Rua Jacobina de Sousa, Bairro Frei
Damião tem uma estrutura pequena, contando com uma diretoria, duas salas de
aula com banheiros adaptados a criança, uma cozinha, um depósito de merenda, um
banheiro para adultos, um pátio para recreação, área de serviço, corredores e
jardim.
CARACTERIZAÇÃO
FUNCIONAL DA ESCOLA
A Escola
Municipal de Educação Infantil Professora Nair Silva funciona nos dois turnos
manhã e tarde. Conta com professores qualificados e concursados, funcionários,
núcleo gestor e APC.
RECURSOS HUMANOS
Quadro de funcionários
Quadro de professores
Núcleo gestor
Corpo Discente
Família
Comunidade
RECURSOS FINANCEIROS
Recursos provenientes do PDDE
Recursos advindos da Secretaria
de Educação
GASTOS COM O RECURSO DO PDDE
Material pedagógico
Material de limpeza
Material permanente: (mimeógrafo,
DVD, micro system e liquidificador).
NOSSOS VALORES
Compromisso
Competência
Responsabilidade
Solidariedade
Respeito pelo ser humano
MISSÃO DA ESCOLA
A escola tem
como missão desenvolver na criança seu lado cognitivo, afetivo, físico e psicológico, como também prepara o aluno para tornar-se um cidadão consciente dos seus
direitos e deveres.
VISÃO DO FUTURO
Seremos uma
escola comprometida com a qualidade do ensino-aprendizagem e o atendimento
eficiente à comunidade.
PRINCÍPIOS
Igualdade
Qualidade
Inovação
Gestão democrática
Ética
FUNDAMENTOS TEÓRICOS
A proposta
fundamenta-se na concepção da criança como sujeito social e histórico que possa
interagir, brincar, conversar, construir algo junto com outras crianças e
adultos, aprendendo a ter uma participação democrática em um grupo e vivenciar
situações de um modo lúdico, criativo.
Baseado nesta
concepção, a proposta adota os princípios da teoria construtivista do
desenvolvimento humano em que o conhecimento é construído pelo sujeito através
das interações que se estabelecem no meio físico e social, como também inserir
um pouco da teoria tradicional na questão disciplinar para não só construir e
desenvolver o sujeito como também discipliná-lo.
Visão de criança – o conhecimento
científico hoje disponível autoriza a visão de que desde o nascimento a criança
busca atribuir significados às suas experiências e nesse processo volta-se para
conhecer o mundo material e social, ampliando gradativamente o campo de sua
curiosidade e inquietação, mediada pelas orientações materiais, espaços e
tempos que organizam as situações de aprendizagens e pelas explicações e significados
a que ela tem acesso. Nessas condições ela experimenta, observa, questiona,
constrói sentidos sobre o mundo e suas identidades pessoais e coletivas,
produzindo cultura.
Currículo – é concebido como conjunto
de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com
os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, cientifica
e tecnológico. Tais práticas são efetivadas por meio de relações sociais que as
crianças desde bem pequenas estabelecem com os professores e outras crianças.
ESTRUTURA, ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL
A
Unidade de Educação Infantil(instalações, uso dos espaços, organização do
tempo, critérios para o agrupamento das crianças, relações com as famílias e comunidades, etc.)
O
cotidiano do trabalho pedagógico( princípios e diretrizes metodológicas eixo
que organizam o trabalho pedagógico , organização do cotidiano, mecanismos de
avaliação do trabalho, etc.)
Segundo
o Referencial Nacional para a Educação Infantil os trabalhos a serem
desenvolvidos estão agrupados nos seguintes âmbitos de experiências:
-Formação
pessoal / social
-Conhecimento
do mundo
Ao
que se refere a formação pessoal e social deve-se favorecer, prioritariamente
os processos de construção da identidade e da autonomia da criança.
a)Compreender o significado da
autonomia como desenvolvimento de uma consciência moral, intelectual e social.
b)Promover a conscientização de
que o processo de adaptação é sustentado pelo tripé criança – família – comunidade
educador.
c)Compreender a importância da
brincadeira na infância, dando ênfase aos aspectos sociais, cognitivos e
afetivos.
No
tocante ao eixo de trabalho no âmbito do conhecimento do mundo deve-se
prioritariamente inserir no currículo da educação infantil:
a)Movimento;
b)Músicas;
c)Artes visuais;
d)Linguagem oral e escrita;
e)Natureza e sociedade;
f)Matemática.
Movimento
a)Familiarizar-se com a imagem do
próprio corpo;
b)Explorar as possibilidades de
gestos e ritmos corporais para expressar-se na brincadeira e nas demais
situações de interação.
c)Deslocar-se com destreza
progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc. desenvolvendo atitude de
confiança nas próprias capacidades motoras.
Musica
a)Brincar com a música, imitar,
inventar e se produzir criações musicais;
b)Ouvir, perceber e discriminar
eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
c)Explorar e identificar
elementos da música para se expressar, interagir com os outros seu conhecimento
do mundo.
d)Perceber e expressar
sentimentos e pensamentos por meio de improvisação, composição musical.
Artes visuais
A
prática da aprendizagem em arte garantida oportunidade para que as crianças
sejam capazes de:
a)Ampliar o conhecimento do mundo
que possuem manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas
características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em
contato com formas diversas de expressão artística.
b)Utilizar diversos materiais
gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar sua
possibilidade de expressão e comunicação;
c)Interessar-se pelas próprias
produções, de outras crianças e pelas
diversas obras artísticas( regionais ou internacionais) com as quais entre em
contato, ampliando seu conhecimento de
mundo e cultura;
d)Produzir trabalhos de arte,
utilizando linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da
construção desenvolvendo o gosto, o cuidado e respeito pelo processo de
produção e criação.
Linguagem oral e escrita
A
prática pedagógica será organizada de forma a promover as seguintes capacidades
na criança:
a)Participar de várias situações
de comunicação oral para interagir e expressar desejos, necessidades e
sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivencias;
b)Interessar-se pela leitura de
histórias;
c)Familiarizar-se aos poucos com
a escrita por meio de participação em situações nas quais ela se faz
necessária e de contato cotidiano com
livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc.
d)Ampliar gradativamente suas
possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários
gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio
social nas quais possa contar suas vivencias, ouvir de outras pessoas, elaborar
e responder perguntas;
e)Familiarizar-se com a escrita
por meio de manuseios de livros, revistas e outros portadores de textos e de vivencia das diversas situações nas
quais seu uso se faça necessária.
f)Escutar textos lidos,
apreciando a leitura feita pelo professor;
g)Interessar-se por escrever
palavras e textos ainda que não de forma convencional;
h)Reconhecer seu nome escrito,
sabendo identifica-lo diversas situações do cotidiano;
i)Escolher livros para ler e
apreciar;
j)Envolver-se em práticas de
leituras nas chamadas roda de leitura, contação de histórias, leitura de
livros, sistema de mala de leitura, casinhas de leitura, mostra literária,
brincadeiras de livros, confecção própria de livros e histórias infantis
proporcionando o pensar, o agir, a fala e a expressão.
Natureza e Sociedade
A
ação educativa será organizada para que
as crianças no final da pré-escola tenham desenvolvido as dez capacidades:
a)Explorar o ambiente para que
possa se relacionar com as pessoas, estabelecer contato com pequenos animais com as pessoas diversas,
manifestando curiosidade e interesse;
b)Interessar-se e mostrar
curiosidade pelo mundo social e natural formulando perguntas, imaginando
soluções para compreende-las, informações e confrontando idéias;
c)Estabelecer algumas relações
entre o modo de vida característico do seu grupo social e de outros grupos;
d)Estabelecer algumas relações
entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando
sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida
humana.
Matemática
A
abordagem da matemática na educação infantil tem como finalidade proporcionar
oportunidades para que as crianças desenvolvam a capacidade de:
a)Estabelecer aproximações a
algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações
espaciais, temporais, grandeza, Geometria, etc.;
b)Reconhecer e valorizar os
números, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias
no seu cotidiano;
c)Comunicar idéias matemáticas,
hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema
relativas a quantidade, espaço físico e
medida utilizando a linguagem oral e linguagem matemática;
d)Ter confiança em sua própria estratégia e na sua
capacidade para lidar com situações
matemáticas novas,utilizando seus conhecimentos prévios; e)Ter
noções de tempo(hora, dia,semana, mês e ano).
TEMAS TRANSVERSAIS
a)Meio ambiente
b)Higiene/saúde – Epidemias locais(dengue, leishmaniose,
verminose, hanseníase, etc.)
c)Pluralidade cultural;
d)Ética;
e)Trabalho ecumênico
METAS
- Capacitar 100% do Núcleo Gestor e funcionários da escola;
- Ampliar 80% da estrutura física da escola;
- Oferecer 100% de vagas para as crianças em idade escolar;
- Estimular 90% dos pais para o acompanhamento no processo educativo das crianças.
ESTRATÉGIAS
- Acesso e permanência na escola;
- Ministrar oficinas educativas para as crianças;
- Promover articulação entre a gestão e a comunidade;
- Promover passeios culturais.
CRIANÇAS DE 3 ANOS
Para
as crianças de até 3 anos deverá ser desenvolvido o conteúdo expressividade por
meio de brincadeiras ritmadas e de roda, mímicas e gestos, canções de ninar,
canto e movimento, pois, estas atividades propiciam o conhecimento do corpo, o
desenvolvimento da capacidade de expressão e os movimentos inerentes a dança.
CRIANÇAS DE 4 A
5 ANOS
As
crianças maiores de 4 e 5 anos de idade, propõem as danças regionais, cirandas
e brincadeiras de rodas e outras atividades, visto que essas atividades
possibilitem a realização de movimentos
rítmicos e expressivos, além da
socialização das crianças. Uma das sugestões para se trabalhar com a dança é a partir da organização de projetos em que
as crianças possam aprender a origem e a história da dança, seus passos,a confecção
de convites e cartazes, dentre outras atividades.
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
A
literatura infantil deve fazer parte das leituras do professor e ser apreciada
por este, uma vez que não seria significativa para a criança a leitura de um
texto do qual o professor não gostasse ou não o conhecesse. Portanto, o
professor deve sempre estar familiarizado com as histórias que serão
trabalhadas na sala de aula e além disso
deve sempre buscar conhecer novas leituras pois, assim estará aumentando seu
repertório, criando um leque de possibilidades para realização das contações de
histórias e ouvindo histórias, as crianças vivem emoções, descobrindo novas
palavras, estabelecem relações com a realidade e têm a oportunidade de se
colocar no lugar do outro. É característica natural da criança vivenciar o
imaginário, garantindo assim o prazer de ouvir histórias de maneira lúdica.
ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO
A
rotina representa a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático, ou
seja, tempo de trabalho educativo realizado com as crianças. Deve envolver os
cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagem orientadas.
Considera-se
as atividades permanentes entre elas:
a)Brincadeiras nio espaço externo e interno;
b)Roda de conversa;
c)Contação de história;
d)Oficina de desenho, pintura, recorte e colagem;
e)Hora do canto;
f)Hora da higiene(escovação de dentes, cortar unhas, lavar
as mãos, banho);
g)Atividades diversificadas;
h)Hora do lanche;
i)Brincadeiras e jogos;
j)Aquisição de conhecimentos;
k)Avaliação diagnóstica
contínua sistemática.
OBSERVAÇÃO, REGISTRO E AVALIAÇÃO FORMATIVA
A
Lei de Diretrizes e Bases da educação sancionada em dezembro de 1996,
estabelece na seção II, referente a educação infantil, art. 31 que”... A
avaliação far-se-á mediante o acompanhamento e registro de seu desenvolvimento,
sem objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental”.
A
avaliação é entendida prioritariamente como um conjunto de ações que auxiliam o
professor a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e ajustar
sua prática às necessidades colocadas pelas crianças. Tem como função
acompanhar, orientar, regular e redirecionar o processo de ensino aprendizagem
como um todo.
Nesse
sentido, professores e coordenadores avaliarão durante todo o ano os alunos,
identificando o nível da escrita, segundo a concepção de Emilia Ferreiro, dando
ênfase aos alunos do infantil V, preparando-os para o ingresso no ensino
fundamental.
OS RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS
Tem
presença obrigatória e são cuidadosamente planejados para que sua utilização e
ações realizadas atendam as expectativas e anseios da comunidade INTRA e
EXTRA-ESCOLAR.
DOS PRÉDIOS, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES
A
adequação do espaço, bem como os equipamentos e instalações fazem parte da
lista constante e tornam-se prioridades para que se tornem coerentes com
necessidades a realidade da educação infantil.
RECURSOS MATERIAIS
Os
recursos materiais, didático-pedagógicos, utilizados e pré-escola são adquiridos da seguinte
forma:
a)Aquisição do material com
recursos da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e Secretaria de Educação;
b)Aquisição do material através de parcerias e doações.
RECURSOS MATERIAIS, DIDÁTICOS PARA SEREM ADQUIRIDOS COM RECURSOS DA
PREFEITURA
-Livros
didáticos e paradidáticos; -Tinta
guache;
-Jogos
pedagógicos; -Borrachas;
-DVD; -Envelopes;
-Lapis
grafite; -Tesouras,
réguas
-Massa de
modelar; -Isopor;
-Papel
oficio; -Cartolinas;
-Cadernos; -Pincel
atômico;
-Cola
branca; -Apontador;
-Estêncil; -Cola
para isopor;
-Álcool
para mimeógrafo; -Fantoches.
OS RECURSOS HUMANOS
Garantia
de formação inicial com o mínimo exigido pela LDB – Lei de Diretrizes e Bases
No 9.394/96 para os professores da Educação Infantil, modalidade normal.
Garantia
de admissão dos professores por meio de concurso público de prova de
conhecimento e de títulos conforme exigência da Constituição Federal de 1988.
Garantia
de órgão executivo que possibilite ao sistema de educação do município de
supervisionar, de acompanhar, avaliar o funcionamento de creches e pré-escolas,
através de visitas sistemáticas de técnicos para observação e registro, avanços
e dificuldades do processo pedagógico.
PARCERIAS COM AS FAMÍLIAS
O
Estatuto da Criança e do Adolescente reafirma em seus termos que a família é a
primeira instituição social responsável pela efetivação dos direitos básicos da
criança. Na EMEI Nair Silva, abrimos este espaço para que as famílias
fiquem em contato direto com a escola,
pois é com essa parceria que iremos juntos garantir um futuro melhor para
nossos alunos.
PARCERIAS COM ONGs E ORGs
A
Educação Infantil manterá articulação com outras instâncias que são
responsáveis pela construção conjunta de políticas para a infância tais como:
Assistência Social – Secretaria
do Trabalho e Ação Social e Conselho Tutelar que atende as famílias das
crianças de 0 a
5 anos. Com ações propostas nas áreas do social, da educação e saúde. Essas
parcerias que buscam trabalhar as relações afetivas existentes nos núcleos
familiares; possibilitar o estímulo e a valorização da capacidade funcional das
famílias envolvidas de modo a elevar sua auto-estima, oportunizar a descoberta
de seus valores, sua identidade e suas potencialidades.
Saúde –
Secretaria de Saúde PSF(Programa de Saúde Familiar)
Justiça –
Promotoria Pública – Conselho Tutelar
Policia
Militar – PROERD (Programa de Resistência as Drogas e a Violência)
AVALIAÇÃO
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